Desta vez, Arte e Arquitetura apresenta o trabalho da artista e arquiteta Inés Esnal chamado Prisma, uma instalação de cores vibrantes e ilusões óticas para o hall de um novo edifício residencial de Nova York.
Feito de superfícies triangulares de cordas elásticas coloridas, a instalação de grandes dimensões proporciona um poderoso contraste com as paredes de concreto do hall de estilo industrial.
Saiba mais sobre o projeto, a seguir.
Descrição da arquiteta. Prisma é uma instalação composta por cordas coloridas tensionadas que formam superfícies triangulares no espaço, gerando uma ilusão ótica de cores vibrantes no lobby de 205 Water Street, um novo edifício residencial de Nova York.
O tecido geométrico filtra três feixes de luz que entram pelas claraboias, transformando a luz zenital num prisma ótico. A esbeltez das cordas contrasta com o concreto do plano de fundo.
A artista, também arquiteta, foi a responsável pelo desenho do hall construído em sua totalidade.
As cordas da obra estão ao lado da rampa que comunica as entradas dos blocos de apartamentos, demonstrando o percurso do visitante que, conforme avança, percebe as diversas vistas transversais que geram perspectivas dinâmicas e experiências alternativas.
As juntas da parede ocultam os perfis metálicos onde estão costuradas as cordas. Assim, os diáfanos e coloridos volumes de fios parecem emergir da áspera superfície de concreto.
Prisma supõe um salto dos desenhos da artista ao espaço tridimensional, onde as linhas abstratas se tornam tangíveis, permitindo uma nova experiência de sua obra gráfica.
Projeto da Instalação: Ines Esnal + Studio Esnal
Arquiteto do Edifício: S9 architecture
Localização: 205 Water Street, Brooklyn, NY 11201
Tamanho: 815 x 230x 60 cm
Data: Dezembro, 2012
Montagem: Ines Esnal, Ramon Gonzalez Carballada, David Sentis Claret, Roy Scandela, Nicola Medrow-Bürk, Adam Birnbaum
Fotografias: Cameron R Neilson